Graça Amorim (PMB)

Maria das Graças da Silva Amorim nasceu em Oeiras, é advogada, formada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), e foi eleita vereadora de Teresina, por três mandatos consecutivos, sempre pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

Graça Amorim foi diretora administrativa e financeira da Secretaria de Administração do Estado do Piauí; assessora do Departamento Jurídico da Secretaria de Administração do Estado do Piauí; secretária geral da Junta Comercial do Estado do Piauí (JUCEPI); conselheira e diretora financeira da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Secção Piauí; presidente da Central de Abastecimento do Piauí S/A (Ceasa); secretária municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social de Teresina, no período de janeiro de 2009 a março de 2012; advogada concursada do Banco do Estado do Piauí (BEP), onde exerceu a função gratificada de Chefe do Departamento Jurídico.

Atualmente, Graça Amorim é advogada do Banco Brasil S/A, em virtude da incorporação do Banco do Estado do Piauí.

 

Projetos em 2013

Ao longo de 2013, a Vereadora Graça Amorim (PTB) acompanhou de forma veemente as ações da administração municipal, principalmente no tocante ao cumprimento da lei e da boa aplicação e gestão do erário. Encabeçou diversas bandeiras e apresentou projetos em diferente áreas. Um deles foi o indicativo de lei que cria o Passe Livre Criança Cidadã que permite às crianças transitarem com mais dignidade, utilizando a catraca. A população idosa de Teresina também foi alvo de atenção da vereadora Graça Amorim. O projeto de lei que cria o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDI), criado por ela, tem por finalidade a captação, o repasse e a aplicação de recursos para a implantação, na manutenção e no desenvolvimento de programas, projetos e ações voltados para este público.

A parlamentar instituiu  também os Prêmios "Empreendedor Amigo da Criança”, “Cidadão Amigo da Criança” e “Contabilista Amigo da Criança”, que foram concedidos em cerimônia muito prestigiada a pessoas jurídicas e físicas que contribuírem para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e incentivarem a contribuição para o desenvolvimento de projetos voltados para este público com os recursos arrecadados.

Outro projeto aprovado pela Câmara de autoria de Graça Amorim prevê o acesso livre às Zonas Verdes de estacionamento do centro da cidade aos oficiais de justiça. O projeto se justifica pelo fato de que diariamente os oficiais precisam se dirigir ao centro da cidade para cumprir as demandas que a profissão exige e necessitam de agilidade para cumpri-las.

É de autoria da vereadora Graça Amorim o Projeto de Lei que dispõe sobre o Código de Conduta Ética do Turismo para o Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Teresina. O código é destinado a orientar e regular a conduta ética da sociedade teresinense, por meio de seus agentes vinculados à indústria do turismo contra a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Graça Amorim também encabeçou discussões a respeito da situação dos comerciantes e ambulantes da Rodoviária dos Pobres; do sorteio de casas populares realizado pelo Executivo, entre outras. Solicitou o reconhecimento de Utilidade Pública a Associação de Moradores do Residencial Dilma Rousseff. Apresentou, ainda, indicativos a órgãos públicos como Prefeitura, Eletrobrás e Anatel, com o intuito de buscar melhorias dos serviços oferecidos ao cidadão teresinense.


Notícias Relacionadas:

Leia todas as notícias relacionadas ao Vereador - Graça Amorim (PMB)