Inácio Carvalho (PP)

Biografia

Inácio Carvalho nasceu em Teresina, em 29 de março de 1960. É filho de João Martins de Carvalho e de Maria de Jesus Carvalho. Engenheiro eletricista, graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais, e advogado, pelo Instituto Camillo Filho. Tem especialização em Informática pela FAAP/ USP- em São Paulo. É casado com Kênia Dantas Eulálio Carvalho, engenheira civil e advogada. Tem quatro filhos. Participou de diversos seminários e proferiu inúmeras palestras a convite de várias instituições públicas e privadas. Foi professor de Matemática e de Eletricidade do Colégio Pitágoras, em Belo Horizonte- MG. Foi professor de Eletrônica, Informática, Técnicas Digitais e Direito Tributário em escolas e cursinhos. Trabalhou como engenheiro eletricista na CEPISA. Em janeiro de 1993 assumiu a Presidência da PRODATER (Empresa Teresinense de Processamento de Dados), a convite do então Prefeito Wall Ferraz, com a missão de implantar a modernização tecnológica na área de Informática da Prefeitura de Teresina, permanecendo no cargo até o mês de abril de 2000. Foi servidor público concursado do Ministério da Fazenda, na função de Analista Tributário da Receita Federal, do ano de 2006 a 2009. Atualmente, é servidor público concursado no cargo de Auditor Governamental da Controladoria Geral do Estado do Piauí-CGE.

 

Histórico Político

 

Elegeu-se vereador pela primeira vez no ano 2000 com 3.498 votos; reelegeu-se no ano de 2004 com 4.140 votos. Concorreu ao cargo de vice-governador na chapa encabeçada pelo PMDB nas eleições de 2002. Nas eleições de 2008, obteve 4.248 votos, ficando na segunda suplência e assumindo o novo mandato em junho de 2009. Também foi Secretário Executivo de Governo da Prefeitura de Teresina. Nas eleições do ano passado foi eleito com 5.091 votos pelo Partido Progressista.


É autor de diversas leis e emendas importantes, tendo lutado contra os aumentos abusivos do IPTU. Defendeu a punição dos pichadores e coladores de cartazes poluidores visuais do patrimônio público, notadamente nos postes, nas pilastras do metrô e alça da Ponte da Amizade, que liga Teresina a Timon. Essa ação trouxe como consequência a restauração de muitos desses locais com fotografias mostrando a beleza de nossa capital, conforme podemos observar, hoje, na Avenida Maranhão. 

- Contribuiu com a melhoria da iluminação pública de Teresina, com questionamentos críticos e sugestivos sobre edital de tomada de preços que objetivava a contratação de empresa especializada. Promoveu audiência pública para discutir o tema, culminando com o cancelamento do referido edital pelo Prefeito Sílvio Mendes. A partir de então foi adotado um modelo de recuperação da iluminação pública, o programa RELUZ, que trouxe melhorias significativas para toda a cidade. 

- Lutou pela implantação da tarifa social de transporte coletivo aos domingos e feriados, através da tentativa de sensibilização dos gestores para procederem a desoneração tributária sobre os insumos que compõem a planilha de preços das passagens de ônibus em Teresina. Mas os gestores não tiveram ações concretas para implementar a medidade.

 

Leis Municipais de sua autoria:

- Lei 3.102/2002 - Resgata o valor histórico das ruas antigas de Teresina e prevê breve descrição da vida dos homenageados com nomes dos logradouros públicos

- Lei 3.272/2004 - Estabelece a obrigatoriedade de divulgação por parte da STRANS de informações detalhadas das multas de trânsito captadas pelos radares eletrônicos em Teresina


É também o autor de relevantes emendas na Lei Tributária de Teresina, tais como:


- A que prevê isenção de IPTU para imóveis residenciais pertencentes a portador de câncer ou Aids, nos limites de até R$ 50 mil, e desde que o seu proprietário nele resida e não possua outro imóvel no Município.

-A que prevê o parcelamento do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) em até seis pagamentos.

- A que estabelece o desconto de 10% (dez por cento) calculado sobre o valor integral do ITBI, foros e laudêmios, desde que o pagamento seja efetuado em cota única.


Notícias Relacionadas:

Leia todas as notícias relacionadas ao Vereador - Inácio Carvalho (PP)